Um tremor de terra de magnitude 2,3 na escala Richter foi registrado às 16h14 desta segunda-feira (16/06) na região do Vale do Sambito, próximo ao município de Elesbão Veloso, segundo dados da Rede de Monitoramento Sismológico do Nordeste. O evento, de baixa magnitude, não representou risco à população local.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, embora o Brasil seja geologicamente estável, o Nordeste possui características que favorecem a ocorrência de pequenos tremores. “O Nordeste, em função da sua condição geológica, com terrenos antigos e muitas falhas, apresenta uma estrutura como se o solo tivesse grandes rachaduras. Esses blocos de rocha se movimentam e liberam energia, gerando vibrações”, explicou.
Costa destacou ainda que o monitoramento contínuo é essencial, principalmente para a segurança de grandes estruturas como barragens e pontes. Ele ressaltou a atuação do LabSis/UFRN, em parceria com as Defesas Civis da região, e o papel das estações sismográficas localizadas em Pedro II e Floriano, responsáveis pela detecção do tremor.
O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil informou que seguirá monitorando a atividade sísmica no local.