noticias263 PF deflagra operação que mira desvio de verbas na Saúde em Picos entre 2021 e 2023

27º
Teresina-PI Tempo limpo
Piauí

PF deflagra operação que mira desvio de verbas na Saúde em Picos entre 2021 e 2023

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará, além do sequestro de bens e valores dos investigados, no montante de R$ 3,5 milhões.

Publicada em 25/06/2025 às 11:31h -


A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação Contrato Simulado, com apoio da Controladoria-Geral da União - CGU e da Receita Federal, para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à saúde no município de Picos.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. O juízo também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante aproximado de R$ 3,5 milhões.

INVESTIGAÇÃO

A investigação apura fraudes em processos licitatórios realizados entre 2021 e 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, durante a gestão, à época, do prefeito Gil Paraibano, que resultaram na contratação direcionada de uma cooperativa sem capacidade técnica. 

O grupo simulava disputas regulares em pregões eletrônicos, mas mantinha controle sobre o resultado, superfaturando os contratos e desviando os recursos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.

A apuração revelou o uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores, indicando a atuação de servidores públicos, agentes políticos e empresários, em esquema típico de pagamento de propinas e desvio sistemático de verbas do SUS.

CRIMES IMPUTADOS

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos e documentos diversos.

Segundo a Polícia Federal, as ações desta quarta-feira buscam aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2025 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!