Pelo menos sete pessoas são envolvidas no sequestro do adolescente de 14 anos ocorrido na noite desta quinta-feira (26) em Monsenhor Gil. Dois estão foragidos, entre eles Italo da Silva Araújo, vizinho e mentor do crime. O homem tem um extenso histórico criminal, de acordo com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
Há mais de 20 anos não existia no Piauí e, a gente tem mostrar uma preocupação, principalmente em um dos envolvidos que ainda está em busca [...] é intelectual, era vizinho do pai do jovem, ele já tinha sido preso ano passado pelo DRACO, e já tinha passagens por crimes.
ALVO DO DRACO
Em 2024, Italo foi preso pelo Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), condenado por homicídio e envolvido no “golpe da facção”, que telefonava às vítimas e ameaçava na tentativa de conseguir dinheiro.
Ítalo, criminoso da zona Sul de Teresina [...] ele inicia numa trilha que vai para cima, enquanto não enfrenta uma condenação. Ano passado, ele começou a fazer aquele golpe da facção, o DRACO investigou ele, prendeu e fechou o inquérito. Passou o prazo de recursos e ele foi solto com tornozeleira. Ele rompeu a tornozeleira porque ele é um criminoso violento, disse o delegado Anchieta Nery, Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
DO GOLPE DA FACÇÃO A EXTORSÃO DE COMERCIANTES
O delegado relatou ainda que nos últimos dias, Italo tentou extorquir vários comerciantes nas cidades de Demerval Lobão e Monsenhor Gil. Nesta quinta-feira (26), ocorreu o sequestro do adolescente, que é filho de um empresário.
É um criminoso extremamente perigoso, já foi investigado pelo departamento, já passou pelo sistema penitenciário, já tinha cometido outros crimes, à princípio pela prática de estelionato, aquelas mensagens encaminhadas se passando membro de facção criminosa, fez algumas extorsões, estava foragido em São Paulo, retornou recentemente para o estado do Piauí, onde estava sendo monitorado pelas forças de segurança, disse o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO.