O governador Rafael Fonteles anunciou oficialmente nesta terça-feira (1º) que os passivos da Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí) serão absorvidos pela Secretaria de Administração (Sead). A declaração foi dada em entrevista, no mesmo dia em que o advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior tomou posse como novo presidente da companhia, que passa por um processo de liquidação.
PROCESSO DE EXTINÇÃO E TRANSIÇÃO
A Agespisa encerrou formalmente suas atividades no dia 20 de junho. A operação dos serviços de água e esgoto foi transferida à Águas do Piauí, nova concessionária responsável. Segundo o governador, a estatal ainda existe legalmente por mais algumas semanas, período em que ocorrerá a transição final. “Então ainda teremos algumas semanas da empresa ainda existindo e em breve ela será extinta e, obviamente, os passivos serão assumidos pela Secretaria de Administração”, explicou Fonteles.
MUDANÇA DE COMANDO
A nomeação de Garcias Guedes foi encaminhada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado. Com sua posse nesta terça-feira, ele substitui o secretário José Santana, que agora passa a comandar a Secretaria do Trabalho e Emprego. “Esta mudança é porque o secretário Santana agora é secretário do Trabalho e Emprego e o Dr. Garcias, foi em parceria com a Sead, designado para fazer esse processo de liquidação da companhia estatal,” afirmou o governador.
DEMISSÕES E PDV
No processo de encerramento, cerca de 890 servidores foram convocados a aderir ao Programa de Desligamento Incentivado (PDV). Desse total, aproximadamente 509 aceitaram a proposta. Outros 300 foram desligados após recusarem a adesão voluntária, enquanto cerca de 100 funcionários foram mantidos temporariamente para colaborar com a transição operacional.