noticias825 "Não podemos deixar ninguém para trás", afirma Rafael Fonteles em formatura de mil adultos e idosos pelo Alfabetiza Piauí

28º
Teresina-PI Tempo nublado
Piauí

"Não podemos deixar ninguém para trás", afirma Rafael Fonteles em formatura de mil adultos e idosos pelo Alfabetiza Piauí

Cerimônia celebrou histórias de superação de trabalhadores, agricultores, artesãos e de centenas de pessoas que retomaram os estudos por meio da iniciativa do Governo do Estado

Publicada em 27/05/2026 às 14:09h - Naldo Pereira-Kaenga


 (Foto: Gabriel Paulino)



Um momento marcado por muita emoção, sobretudo pelas histórias de superação de trabalhadores, agricultores, artesãos e de centenas de pessoas que retomaram os estudos por meio do Programa Alfabetiza Piauí, iniciativa do Governo do Estado voltada à educação de jovens, adultos e idosos. Foi assim a solenidade de formatura, nesta terça-feira (26), de mil estudantes das mais diferentes escolas ligadas às 21 Gerências Regionais de Educação do Estado (GREs), em um ato simbólico de conclusão do processo que representa muito mais que a alfabetização em sim, mas a realização de vários sonhos de uma vida inteira.

O governador Rafael Fonteles participou da formatura. Para ele, o programa é uma ação extremamente importante do Governo do Estado para corrigir uma distorção histórica de gerações de piauiense que não tiveram o direito de pisar em uma sala de aula. “Nunca é tarde para decidir estudar ou agarrar a oportunidade de estudar, como é o caso aqui de um jovem de 95 anos que se alfabetizou. Então, isso demonstra que realmente não podemos deixar ninguém pra trás e sempre é tempo de estudar”, afirmou o gestor.

Aos 95 anos, Severino Nascimento, de Angical, celebrou a conquista da alfabetização. Ele é o mais idoso dentre os formados. “Estou muito orgulhoso de estar aqui e quero dizer para as pessoas terem força e não ficarem perdido no tempo”, declarou.

Outro exemplo de que a idade não é impedimento para aprender a ler e escrever é Ana Maria Sousa, de 55 anos. Ela conta que parou de estudar muito cedo para trabalhar e ajudar no sustento da família e dos filhos. “O tempo foi passando, impedindo que eu procurasse alguma coisa melhor para mim e agora veio o Alfabetiza Piauí, que foi uma coisa maravilhosa. Participei de tudo direitinho e estou aqui hoje me formando, em uma festa linda, maravilhosa”, destacou a formanda.

Alfabetiza Piauí

O programa Alfabetiza Piauí integra a política educacional do Governo do Estado para combate ao analfabetismo e ampliação do acesso à educação básica, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca garantir inclusão social e novas oportunidades, por meio da alfabetização e continuidade dos estudos.

“É um momento sempre muito emblemático e emocionante no qual a gente vê adultos e idosos, que não puderam estudar e que agora estão tendo essa oportunidade. Já são mais de 3 mil alunos formados em todo o Piauí, além de outros 52 mil matriculados, que também estão se preparando para chegarem nessa fase de formalização de aprender a ler, escrever e ser alfabetizado”, ressaltou o secretário da Educação, Rodrigo Torres.

E a meta, de acordo com Rafael Fonteles é que o programa Alfabetiza chegue a 100 mil piauienses. “Continuamos o nosso esforço para chegar a essa meta e diminuir esse déficit histórico que coloca o Piauí ainda como um dos estados com grandes índices de analfabetismo, que é exatamente essas gerações de adultos e idosos os quais foram sonegados o direito de estudar”, destacou o governador.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2026 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!