noticias462 PF e MPF deflagram operação contra grilagem em terra indígena no Piauí

Piauí

PF e MPF deflagram operação contra grilagem em terra indígena no Piauí

As investigações identificaram a atuação de um grupo criminoso formado por lideranças indígenas, empresários, funcionários públicos, líderes sindicais e corretores

Publicada em 19/02/2025 às 09:07h - Jornalista Kaenga

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, nesta quarta-feira (19/2), a Operação Aldeia Verde, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de grilagem de terras no centro-sul do Piauí.

DOIS MANDADOS DE PRISÃO

A ação visa combater crimes de ameaça, incêndio, associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa e invasão de terras da União.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Currais/PI, Bom Jesus/PI, Mamboré/PR e Maringá/PR.

INVESTIGAÇÃO

As investigações identificaram a atuação de um grupo criminoso formado por lideranças indígenas, empresários, funcionários públicos, líderes sindicais e corretores de imóveis.

O esquema, que culminou na venda ilegal de terras da comunidade indígena Akroá-Gamella, consistia na ocupação de áreas passíveis de apropriação, utilizando-se de violência e ameaças para expulsar antigos ocupantes.

Após, os documentos eram falsificados para a venda ilegal das terras da União, incluindo áreas de proteção ambiental e terras indígenas tradicionalmente vinculadas à etnia Akroá-Gamella, situadas na localidade Morro d´Água e Barra do Correntinho, nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus e Currais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2025 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!