noticias789 Avião da Azul enfrenta mau tempo, declara emergência e pousa no Piauí com combustível no limite

Piauí

Avião da Azul enfrenta mau tempo, declara emergência e pousa no Piauí com combustível no limite

O piloto comunicou a emergência ao controle de tráfego aéreo de Teresina: ?4871 informa mayday fuel?

Publicada em 20/02/2025 às 09:00h - Jornalista Kaenga

Compartilhe nas redes sociais

Um Airbus A320 da Azul precisou declarar emergência na tarde desta quarta-feira (19) devido ao baixo nível de combustível, após não conseguir pousar em dois aeroportos por conta do mau tempo. Com informações do blog Maranhão Sul.

O QUE ACONTECEU                                                     

O voo AD4781 partiu de Viracopos, em Campinas, às 13h23, com destino a São Luís (MA). No entanto, ao tentar pousar, enfrentou chuva com trovoadas e ventos acima de 35 km/h. Diante das condições adversas, a aeronave seguiu para Teresina (PI), mas também não conseguiu aterrissar. A solução foi desviar para Parnaíba (PI), onde pousou com segurança às 17h49.

O piloto comunicou a emergência ao controle de tráfego aéreo de Teresina: "4871 informa mayday fuel". O termo "mayday" indica situação de emergência, enquanto "fuel" significa combustível em inglês.

TENTATIVAS FRUSTRADAS

Antes da decisão de seguir para Parnaíba, o piloto havia tentado pousar em São Luís e arremetido ao se aproximar da pista em Teresina. No diálogo com o controlador, perguntou sobre as condições nos aeroportos disponíveis. O profissional informou que o tempo estava favorável em Parnaíba.

Segundo normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma emergência é declarada quando o combustível disponível é suficiente para menos de 30 minutos de voo. A regulamentação exige que a aeronave tenha reserva para cobrir o trajeto principal (Campinas-São Luís), uma alternativa (São Luís-Teresina) e pelo menos mais meia hora de autonomia.

Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e seguiu para São Luís, onde os passageiros desembarcaram.

A Azul afirmou que o pouso ocorreu "em total segurança" e atribuiu a situação às condições meteorológicas adversas. A companhia ressaltou que prestou assistência aos passageiros e que procedimentos como esse são essenciais para garantir a segurança das operações.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2025 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!