O Governador Rafael Fonteles, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), inaugurou a nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí, que fica localizada na BR 316, Km 7, Bairro Santo Antônio, ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, zona sul da capital.
O espaço contará com todos os serviços das equipes multidisciplinares para orientação e acolhimento das pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica, como assistentes sociais, assessores jurídicos e psicólogos. E ainda a parte administrativa, operacional com instaladores e manutenção dos equipamentos. Fonteles ressaltou a importância do investimento:
É uma central com monitoramento eletrônico, que recebeu recursos federais e estaduais, foram cerca de 2 milhões em investimento para garantir esse monitoramento para aquelas pessoas que têm que usar tornozeleira eletrônica.
MONITORAMENTO DIÁRIO
De acordo com a gerente da Central de Monitoramento Eletrônico, Rayana Moura, atualmente são monitoradas cerca de 1.200 pessoas, com acompanhamento 24 horas.
A central está ampliando os seus trabalhos, melhorando o atendimento dos monitorados e o atendimento dos policiais penais. Temos uma estrutura adequada para poder aumentar o quantitativo de monitoramentos, esses casos judiciais tem aumentado, e nós temos que dar mais credibilidade ao sistema de monitoramento eletrônico.
Rayane também deu ênfase ao botão do pânico, ferramenta utilizada para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica, cujos números de casos só aumentam
Nós temos capacidade sim de monitorar, acompanhar e fiscalizar essas medidas determinadas pelo judiciário. Estamos inaugurando uma sede grande, ampla, teremos equipes multidisciplinares para atender os monitorados e vítimas de violência doméstica.