A Superintendência de Operações Integradas (SOI) pediu ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) recomendações para proibir eventos de "Grau" em Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes. A medida visa coibir manobras perigosas com motos sem regulamentação e equipamentos de proteção, garantindo a segurança da população.
COLÔNIA DO GURGUÉIA
A Promotoria de Manoel Emídio recomendou que os organizadores do "Show de Manobras", previsto para 23 de fevereiro em Colônia do Gurguéia, cancelem e interrompam sua divulgação. A decisão considera os riscos à segurança viária, a influência negativa sobre jovens e o impacto no sistema de saúde devido a acidentes.
O documento, assinado pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, ressalta que o "grau" não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança.
A recomendação foi enviada às forças de segurança, que deverão reforçar a fiscalização e, se necessário, apreender veículos e prender envolvidos.
BURITI DOS LOPES
Em Buriti dos Lopes, o Ministério Público do Piauí (MP-PI), instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir a realização do evento "1º Carnagrau", também previsto para o próximo dia 23. O evento está sendo divulgado pelo perfil da rede social Instagram @colonia_grau_corte.
A Promotoria de Justiça identificou os organizadores e determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação da atividade, acionando a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil para fiscalização.
O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, ressaltou a importância da ação conjunta para garantir o cumprimento das leis de trânsito e a segurança da população.